Por que as Zebras não tem úlceras?


Ao ver o leão surgir na savana, a zebra fica estressada. A partir desse momento, ela concentra todas as suas energias e capacidades para fugir do predador que se aproxima. Quando escapa, a zebra “descarrega” toda a adrenalina não utilizada na fuga e volta à vida despreocupada de antes.
O problema dos seres humanos é conseguir alcançar o comportamento da zebra mesmo na ausência do leão. 
O premiado biólogo e neurologista Robert M. Sapolsky apresenta cientificamente uma das mais consistentes teorias para lidar com o estresse: já que ele não tem cura (pois o estresse é fisiológico diante do conflito) só nos resta, como as zebras, simplificar a vida e viver um momento de cada vez.
Nós, seres humanos, nos preocupamos com os problemas antes que eles aconteçam, durante e continuamos a sofrer mesmo após ter acabado. E isso se deve principalmente ao fato de não vivermos o presente do agora e sempre estarmos lutando contra o passado ou futuro.
Todo esse estresse gera úlceras, insônia, depressão, diminuição da libido e inúmeros outros problemas - complicações das quais animais como a zebra, apesar de toda a tensão que sofrem ao ver o leão, não sofrem.
A solução para seres humanos é aprender lidar com aquilo que causa estresse, adquirindo recursos que nos permitam olhar em paz para o passado, presente e futuro. Tudo isto você encontra no ÉlanVie Experience.
 Porque o conhecimento liberta!